NOTÍCIAS



Travar a pandemia está nas suas mãos. Proteja-se a si e aos outros

PROTEJA-SE

Pode reduzir de forma significativa a probabilidade de ser infetado por COVID-19 se implementar as seguintes precauções:

  • Lave frequentemente as mãos de forma minuciosa com água e sabão ou, caso não seja possível, utilize uma solução desinfetante de base alcoólica (70%).
  • Não toque nos olhos, nariz ou boca sem ter as mãos devidamente lavadas. O vírus pode entrar no seu organismo desta forma.
  • Evite o contacto próximo com outras pessoas. Mantenha a distância de pelo menos um metro, ou dois, no caso de ambientes fechados. Se estiver mais próximo do que isto, é possível que respire as gotículas que a pessoa infetada expelir. Por esta mesma razão, não cumprimente ninguém com as mãos, beijos ou abraços.

PROTEJA OS OUTROS

Para parar uma pandemia, é importante que o seu comportamento preventivo englobe também a segurança de terceiros.

  • Tape o nariz e a boca sempre que espirrar ou tossir. Pode utilizar o antebraço, a zona interior do cotovelo ou um lenço de papel descartável – que deve colocar no lixo imediatamente depois de utilizar – e lave as mãos a seguir. Se, por acaso, usar inadvertidamente as mãos para cobrir a boca ou o nariz, lave-as de imediato ou, se não for possível, use uma solução desinfetante. O mesmo sempre que tiver de se assoar.
  • Limpe e desinfete diariamente as superfícies que mais utiliza, como puxadores, maçanetas, teclados, telefones ou comandos.
  • Evite partilhar comida ou objetos pessoais, como talheres ou o telemóvel, porque podem conter gotículas que espalhem a infeção.
  • Mantenha-se em casa sempre que possível, em especial caso se sinta doente, ainda que os sintomas sejam ligeiros. Se tiver essa possibilidade, opte pelo teletrabalho. Reconsidere ainda quaisquer viagens não essenciais que tenha planeadas. É imperativo que siga à risca as recomendações das entidades oficiais.

 


Travar a pandemia está nas suas mãos. Proteja-se a si e aos outros